segunda-feira, 31 de outubro de 2011

NOIVAS ENTRAM NA MODA DO ENSAIO SENSUAL-Veja dicas

Dicas para fazer um ensaio ao estilo boudoir

Fotos são produzidas em ambientação vintage e ajudam a noiva a expressar sua própria sensualidade

Você sabe o que é boudoir? A palavra, muito popular na época vitoriana, era usada para designar um quarto exclusivamente feminino, fosse ele para se vestir ou para convivência. O termo voltou à moda pelas mãos de fotógrafos especializados. Eles oferecem a produção de ensaios sensuais estrelados pela noiva como presente para o futuro marido e, porque não, um aquecimento para a lua de mel.



Boudoir: palavra remete a quartos exclusivamente femininos e hoje designa ensaios sensuais feitos pelas mulheres a caminho do altar


A noiva vira modelo por um dia e veste suas melhores lingeries. Com as fotos em mãos, pode montar um álbum ou uma revista, dependendo do fotógrafo e da sua preferência. “O boudoir tem inspiração nas modelos pin-ups do começo do século. Hoje, é um estilo glamouroso e vintage”, explica Ivan Bismara, professor de fotografia e coordenador dos cursos de moda da FAAP, em São Paulo.

Leia também: cinco estilos de fotografia de casamento

Se você ficou interessada, mas ainda tem dúvidas sobre sua própria vocação sensual, pense novamente ao terminar de ler esta matéria. Conversamos com experts que contaram como encarar um ensaio ao estilo boudoir. A começar pela escolha da lingerie: “não pode ser estampada, porque não fica bem nas fotos”, alerta a fotógrafa especializada Fernanda Marques.



Estilo do ensaio é marcado por referências ao vestido de noiva e acessórios vintage
Vencendo a timidez

Várias técnicas são usadas para deixar a modelo à vontade. A locação das fotos, por exemplo, é escolhida pela noiva. Pode ser um hotel, um motel ou até uma casa. “O trabalho começa na hora de agendar o ensaio. Pergunto para a cliente quais são suas músicas preferidas e levo a trilha em um CD no dia das fotos. Também peço a ela para levar suas próprias lingeries e bijuterias”, conta a fotógrafa Kelly Oliveira, também especializada em boudoir.

Beber uma tacinha de vinho para se soltar é outro truque que você pode usar.

Se o problema for o constrangimento com um corpo não está perfeito, não se preocupe. “Sensualidade não está só no corpo: está no olhar, nos gestos, no sorriso. Podemos dar mais atenção ao que a mulher tem de melhor”, diz Kelly. A graça do ensaio reside justamente no jogo do “mostra - esconde”. A quantidade do que será revelado depende de cada modelo, mas sentir-se bem e aceitar seu próprio corpo tem resultado direto na desenvoltura das fotos.

“Tem clientes que se descobrem sensuais depois do ensaio e essa é minha maior gratificação. As fotos transformam a imagem de menina em um mulherão, e a pessoa fica feliz dizendo que não imaginava que fosse tão sensual ou tão bonita”, conta Fernanda.



Os retoques finais são suaves: o ensaio aposta na beleza natural
Mulher de verdade

Ao contrário da maioria das revistas masculinas que existem por aí, o ensaio sensual das noivas não leva retoques feitos por computador. Não faria sentido, pois as fotos terão como espectador uma pessoa que conhece a mulher tão bem: o noivo vai perceber que aquilo não é natural. “O tratamento é leve, não reduz medidas. Usamos apenas para tirar uma espinha ou cicatriz, coisas que incomodem a modelo. O marido gosta daquilo que tem, não quer que mude”, lembra Fernanda.

Noivos ciumentos devem entender, por fim, que a mulher faz as fotos posando para ele, como se ele estivesse olhando, e não o fotógrafo. “Não existe nada de erótico ou vulgar em fazer fotos como estas. É uma demonstração da liberdade que a mulher tem hoje em relação ao seu corpo”, considera Ivan Bismara. Os profissionais especializados não costumam admitir ninguém no ensaio, nem uma amiga ou parente – isso atrapalha o bom andamento da sessão, que pode durar até quatro horas.




Fernanda Marques em ação: fotógrafos não admitem mais ninguém na sessão
Dicas para fazer um ensaio boudoir

- Leve roupas confortáveis, com as quais você se sente bem.

- Prepare-se para o dia experimentando lingeries em frente ao espelho.

- Não tente ser outra pessoa. Você vai ter tempo suficiente com o fotógrafo para descobrir sua sensualidade. Não é preciso forçar algo que não está em você.

- Use nas fotos uma peça de roupa do seu noivo, algum presente que ele deu ou qualquer peça que faça parte da história de vocês. Ele vai adorar ver que você estava pensando nele enquanto posava.

- Se você não tem experiência como modelo, ouça com atenção a direção do fotógrafo. Ele sabe quais posturas ou olhares ficam melhores para a câmera.

- Nada de levar objetos de sex shop, como chicotes ou algemas. O estilo boudoir combina melhor com vidros de perfume com design antigo e peças vintage, como uma cinta-liga.

- Pense em elementos para contextualizar o ensaio, como véu, grinalda e buquê.

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Do salão à igreja: cuidados ao escolher o motorista da noiva

Fazer uma viagem sem percalços deixa a noiva segura e confiante, mas um erro de planejamento pode por tudo a perder. Saiba a que estar atenta



Carro da noiva: última viagem solteira sem percalços
É só pegar um carro mais elegante de algum conhecido e pedir a um familiar para levá-la até a igreja, certo? Errado. Do seu plano para chegar à igreja depende não só a pontualidade do “sim”, mas também o estado emocional (e visual) em que você vai chegar. Tensa? Segura? Leve? Amarrotada?

Paulo Amorim, dono de uma empresa em São Paulo que aluga automóveis para eventos, lembra que o carro deve ser espaçoso para acomodar vestido, véu e grinalda de forma confortável. Tirando isso, o modelo depende somente do estilo e do gosto da noiva. Os antigos são os mais queridos, pois dão um ar clássico e tradicional ao momento da entrada. Rolls Royce, Packard, Jaguar, Mercedes-Benz e Cadillac são os preferidos atualmente.
Para evitar um transtorno como o que aconteceu com Vanessa Vieira Rodrigues, que foi levada para a igreja errada – o motorista estava bêbado – valem as mesmas recomendações de cuidado usualmente adotadas com qualquer fornecedor. “Peça referências com os outros fornecedores do casamento e indicações de amigos e parentes que já usaram o serviço e faça uma visita ao local para conhecer os carros. Não confie apenas em imagens de internet”, recomenda Paulo.
Minutos que parecem horas
“Apesar de um dos momentos mais tensos, foi também mais do que especial, pois fiquei de mãos dadas com o meu pai o caminho todo, como se estivesse pedindo colo, apenas olhando nos olhos dele, sem falar nada”, fala a empresária Mariana Fehr Ribeiro sobre o seu trajeto até a igreja. O apoio de uma pessoa em quem você confia pode fazer toda a diferença para chegar tranquila ao local. Pode ser o pai, o irmão, uma prima... Você é quem manda! Mas na falta de alguém, o jeito é contar com o motorista como seu mais novo grande amigo.
“Além de saber o caminho de olhos fechados, o motorista deve ser muito bem-humorado para relaxar a noiva”, diz Jan Oliver, da Starcars, locação de carros para casamento. Humor e tranquilidade são indispensáveis, mas o profissional deve saber o limite de fazer piada. Por exemplo, nada de brincar com os medos da noiva, como dizer que o noivo não vai aparecer na igreja, só para parecer engraçado. O melhor nesta hora é tirar o foco do casamento e comentar amenidades. Falar sempre que está tudo sob controle e vocês chegarão a tempo é outra forma de desanuviar os pensamentos preocupados.
Imprevistos
Nos dias de semana em grandes cidades a empresa de aluguel de carro antecipa o horário combinado com a noiva. Se está chovendo, este horário precisa ser ainda mais folgado. “O motorista deve sempre ter em mente um caminho principal e alternativas a ele”, diz Amorim. Combine muito bem com o cabeleireiro e maquiador para conseguir sair do salão de beleza ou dia da noiva sem atrasos e, se possível, se arrume perto da igreja ou local da cerimônia. Se o salão for muito longe, considere a possibilidade de levar a equipe do salão para um hotel próximo.
Paulo se lembra de uma noiva que, a caminho da igreja, ficou com vontade de fazer xixi. Segundo ela, não daria para aguentar até o final da cerimônia. Por sorte, o motorista estava passando em frente a um buffet famoso. Ele desceu e explicou o problema para o gerente, que prontamente deixou a moça usar o toalete. “Desde então, sempre lembramos as noivas de ir ao banheiro antes de sair do cabeleireiro”, conta ele.
Mas nem sempre se dá essa sorte. Jan lembra de uma noiva que não teve alternativa a não ser se aliviar na rua mesmo, perto da igreja. “Muitas tomam muito chá para se acalmar antes de ir pro altar e isso acaba acontecendo”, diz. Enquanto algumas mulheres precisam dispensar líquidos, outras sentem uma vontade incontrolável de beber algo. “Teve uma noiva tão nervosa que desceu em um bar no caminho para tomar conhaque”, recorda ele. Imaginou a cena? Uma moça toda arrumada, vestida de noiva, segurando a saia e virando um copo de conhaque dentro de um bar?

Se mesmo assim, você preferir não alugar...
Se o dinheiro está curto mesmo e um parente ou amigo tem um carro lindo, tudo bem. Basta prestar atenção a algumas dicas. Há duas opções: contratar um motorista de confiança ou escolher alguém próximo e muito responsável, capaz de entender a importância do papel do motorista na realização de seu grande sonho.
Peça ao motorista designado para fazer o trajeto antes e registrar quanto tempo demora, com ou sem trânsito. Tudo isso deve estar acertado meses antes, pois nos dias que antecedem o casamento a noiva está ocupada com milhões de outros detalhes. Se você não tem uma assessoria, que tal pedir a uma amiga metódica para ficar de “babá” do amigo escolhido? Ela pode ligar no celular dele de tempos em tempos, só para garantir que está tudo certo e dentro do cronograma.

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

AGENDA DA NOIVA - QUANTO TEMPO FALTA?

O que fazer 1 ano antes

O que fazer 1 ano antes do casamento 
• Defina o tipo de cerimônia e recepção que você gostaria de dar -- ela será de dia ou à noite? Na cidade, no campo ou na praia? Com ou sem festa? Para muitos ou poucos convidados? Você sonha em se casar no frio ou no calor?
• Escolha a data do casamento. A época do ano deve ser considerada. "Setembro, outubro, abril e maio são os meses mais concorridos, o que significa que é mais caro se casar neste período”, ensina a consultora Márcia Possik. Atenção também ao clima: se optar por um casamento ao ar livre, por exemplo, evite os meses com grande probabilidade de chuvas, como janeiro e dezembro.
• Calcule seu orçamento, levando em conta a renda de vocês e a possível ajuda de terceiros, como seus pais. Estabeleçam uma meta de poupança mensal para chegar ao valor desejado.
• Já sabe onde vai morar? Se ainda não, é hora de definir se o casal vai alugar ou comprar um imóvel. Já tem casa? Se quiser pensar em mudar a cor ou fazer aquela reforma, esta é a hora.
• Se for contratar uma assessoria de casamento, este é o momento.

O que fazer 10 meses antes

O que fazer 10 meses antes 
• Escolha a igreja e o local da festa e reserve sua data. Pode parecer muita antecedência, mas os lugares mais concorridos têm agendas cheias.
• Comece a pesquisar fornecedores (fotógrafos, músicos, floristas, empresas de aluguel de carro, cabeleireiros) e a comparar orçamentos.
• Vá a degustações e defina o buffet. Leve em conta o preço, mas também a qualidade do produto que será servido.
• Comece a fazer o enxoval. Vá comprando aos poucos os itens de que você irá precisar.

O que fazer 8 meses antes

O que fazer 8 meses antes 
• Faça a primeira versão da lista dos convidados. “O número de convidados influencia diretamente no orçamento de alguns serviços, como o do buffet, que cobra por pessoa”, aconselha a consultora de casamentos Kalinka Cope.
• Comece a pesquisar roteiros para a lua de mel. Leve em conta a época do ano, o orçamento e seus destinos favoritos.
• Contrate os principais serviços do casamento: fotografia e filmagem, decoração para igreja e buffet, músicos para a cerimônia e festa. Preste atenção aos contratos e cheque referências dos fornecedores.
• É hora de convidar padrinhos e madrinhas, damas e pajens. Eles precisarão de tempo para se preparar. Dica da assessora de casamentos Adriana Perez: chame crianças com mais de quatro anos de idade. As muito novinhas podem se assustar no grande dia, e não entrar no cortejo ou fazer bagunça no altar.
• Comece a pesquisar vestidos de noiva. Experimente diversos modelos, vá a várias lojas e pesquise bastante.

O que fazer 6 meses antes

O que fazer 6 meses antes 
• Escolha seu vestido de noiva e comece a fazer os ajustes necessários na costureira.
• Feche a viagem de lua de mel. Se for internacional, cheque passaportes, vistos e vacinas.
• Comece a prestar mais atenção nos cuidados com você mesma: o que come, horas diárias de sono e de exercício – tudo para estar linda no dia da cerimônia. Se pretende fazer algum tratamento específico, defina agora. Lembre-se: praticar regularmente um exercício físico de sua preferência ajuda não só a manter o visual, mas também a combater o estresse.
• Pesquise modelos de convites e caligrafias e encomende os seus. Não se esqueça de encomendar 20% a mais, no caso de convidados de última hora. Se tiver convidados de outros países, envie uma pequena participação já antecipando a data, para que eles possam se organizar para uma longa viagem.
• Encomende o seu buquê e o das damas de honra.
• Defina as amigas que oferecerão o chá-bar ou chá de cozinha, e faça com elas a lista de presentes e de convidadas.
• Defina o cardápio e as bebidas da festa. Leve em conta o preço, mas também a qualidade do produto que será servido. “Se o orçamento estiver apertado, não tenha receio de optar por uma recepção sem grande gastronomia. O que vale é a confraternização entre amigos e familiares”, diz a consultora de casamentos Vera Simão. “Até a opção de bolo com champanhe pode se tornar inesquecível”.
• Encomende o bolo e os docinhos, se não estiverem inclusos no pacote do buffet.

O que fazer 4 meses antes

O que fazer 4 meses antes 
• Finalize a lista de convidados. Faça uma planilha com nome, endereço e telefone de todos os convidados, para facilitar a confirmação de presença.
• Comece a entregar os convites do casamento, começando pelos convidados que moram em outras cidades.
• Nessa época, você deve fazer a primeira prova do vestido. Curta todas elas e não se acanhe se não gostar de alguma coisa. A hora de pedir qualquer mudança é agora.
• Se ainda não compraram as alianças, esta é a hora.
• Defina as roupas do noivo, dos pajens e das damas de honra. Converse também com as madrinhas e os padrinhos sobre suas preferências em relação aos trajes. Cuidado para não impor muitas regras e criar um clima desagradável. Dica: crianças crescem em pouco espaço de tempo, portanto, cuidado com as medidas. 

O que fazer 3 meses antes

O que fazer 3 meses antes 
• Defina suas listas de presentes de casamento em, no mínimo, duas lojas. Inclua presentes de faixas de preços variados, para que convidados de diferentes condições possam presentear.
Calcule as quantidades e encomende lembrancinhas e bem-casados.
• Marque seu dia da noiva e agende os testes de cabelo e maquiagem.
• Documentos para o casamento civil e para o religioso devem estar em mãos.
• Decida como chegará à cerimônia e contrate o carro ou acerte com um parente ou amigo mais próximo.
• Escolha os acessórios que irá usar no dia, como coroas, braceletes, tiaras e afins. 

O que fazer 2 meses antes

O que fazer 2 meses antes 
• O noivo também vai fazer Dia do Noivo? Vá atrás e defina o local ou o profissional.
• Mande pelo correio os convites de pessoas de outra cidade ou outro país.
• Já sabe onde quer passar a noite de núpcias? Se a opção for por um hotel, faça a reserva agora.
• Compre as bebidas alcoólicas que não estiverem inclusas no serviço de buffet.
• Se não for comprar alianças novas, leve as que você já usa para polir.
• Defina quais serão as músicas da cerimônia e faça uma lista do que gostaria que tocasse na festa.
• Compre todos os acessórios da noiva: sapatos, lingerie, meia calça e a lingerie da noite de núpcias.
• Faça o chá bar ou chá de cozinha.
• Faça a última prova do vestido e testes de cabelo e de maquiagem.
• Se vai se casar em uma cerimônia católica, faça o curso de noivos exigido pela Igreja.
• Reta final do enxoval para a casa nova: cheque e providencie o que você ainda não tem. 

O que fazer 30 dias antes

O que fazer 30 dias antes 
• Repasse os detalhes com o buffet, os fotógrafos e decoradores.
• Faça o RSVP.
• Marque um ensaio da cerimônia com pais, padrinhos, damas e pajens.
• Todos os convites devem estar entregues!
• Mantenha um controle de todos os presentes que já ganhou para poder enviar um cartão de agradecimento.
• Faça uma limpeza de pele e agende depilação e sobrancelha para cerca de uma semana antes do casamento. 

O que fazer 15 dias antes

O que fazer 15 dias antes 
• Use o sapato escolhido para amaciá-lo.
• Confirme as reservas de hotel e voos para a lua de mel.
• Se vocês vão morar em uma nova casa, comece a fazer a mudança.
• Confirme todos os serviços contratados, desde o carro que vai levá-la à cerimônia até a entrega dos doces e bolo.
• O noivo deve fazer a última prova da roupa e cortar o cabelo. 

O que fazer 7 dias antes

O que fazer 7 dias antes 
 
• Faça compras para a nova casa. Evite produtos perecíveis e leve em conta o número de dias que vocês estarão em lua de mel.
• Faça a última prova do vestido.
• Mande buscar e entregar as roupas de damas e pajens.
• Faça a mala para a lua de mel. Deixe separados todos os documentos de que possa precisar para a viagem.
• Arrume uma mala pequena para a noite de núpcias e cheque os últimos lembretes essenciais para a noiva

O que fazer 2 dias antes

O que fazer 2 dias antes do casamento 
• Faça depilação e sobrancelha.
• Pegue seu vestido e a roupa do noivo. 

O que fazer 1 dia antes

O que fazer 1 dia antes do casamento
• Relaxe e evite fazer qualquer coisa relacionada ao casamento. É o momento de descansar corpo e mente para a maratona do grande dia.
• Evite comidas pesadas e bebidas alcoólicas.

No grande dia!

O que fazer no dia do casamento
• Durma o quanto puder.
• Não pule refeições, porém opte por alimentos leves.
• Deixe as preocupações de lado e curta seu casamento, do dia da noiva à saída do buffet. O grande dia chegou!

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Decoração: quais flores escolher em cada estação?

Optar pelas espécies da época torna o casamento mais bonito – e mais barato. Conheça as flores ideais para primavera, verão, outono ou inverno



Flores para todas as estações

As opções são variadas o ano todo, mas escolher as flores adequadas para a decoração do casamento pode significar uma decoração mais bonita e, o melhor, sem gastar muito. Veja quais são as espécies ideais para cada estação do ano e quais devem ser evitadas em cada período.

Primavera: quais as flores ideais para decorar

A temperatura amena garante durabilidade às flores típicas da estação, mas elas devem ser evitadas no final de outubro

As flores ideais para a primavera são camélia, lisianthus, delphinium, alstroeméria, agapanto, rosa, cravo, gypsophila (mosquitinho), calla, hortênsia, lírio, catleya, gérbera, copo-de-leite, boca-de-leão e orquídeas das variedades phalaenopsis e demphale.

 Calla
 Copo de Leite
Cravo

Gerbera

Hortência

 Lírio
 Lisianthus










Astroemeria

 Rosas



 

 

 

Verão: quais as flores ideais para decorar

Fuja de flores sensíveis às altas temperaturas, como o copo-de-leite e a gérbera

As flores ideais para o verão são lisianthus, alstroeméria, rosa, cravo, gypsophila (mosquitinho), calla, hortênsia e orquídeas das variedades phalaenopsis, demphale e cherry.

 Alstroemeria

 Calla
Cravo
 Hortência

 Lisianthus
Orquídea Demphale
 Rosa



 






Dica: o lírio é uma opção barata nessa época, mas só deve ser usado em casamentos noturnos: a flor não resiste à exposição direta ao sol.

Inverno: quais as flores ideais para decorar

A estação é ruim para decoração com lírios, que ainda não desabrocharam. Por outro lado, algumas espécies se conservam melhor

As flores ideais para o inverno são flor de cerejeira, gérbera, boca-de-leão, copo-de-leite, gypsophila (mosquitinho), flor de ervilha, tulipa, rosas, alstroeméria e orquídeas das variedades chuva-de-ouro e cymbidium.

Gérbera


Boca de Leão




 Copo de Leite




















Flor de Ervilha










Dica: Esta é a melhor época para apostar em tulipas, tanto pelo preço quanto pela durabilidade.

Outono: quais as flores ideais para decorar

As rosas entram em alta: quanto mais frio o clima, maior o preço da espécie

As flores ideais para o outono são angélica, gérbera, boca-de-leão, alstroeméria, flor de ervilha, animajo, gypsophila (mosquitinho), rosas e orquídeas das variedades cymbidium e catleya.

 Alstroeméria
Boca de Leão
 Flor de Ervilha
Gérbera
 Orquídea Cattleya
Rosas



 






Dica: O preço destas flores é relativamente estável o ano todo, com exceção do da orquídea cymbidium, que baixa bem.


07 DICAS PARA UM CASAMENTO NO VERÃO

7 dicas para um casamento no verão

O que fazer e o que evitar em festas realizadas na estação preferida pelos brasileiros para se casar



 
Escolha tecidos leves
O verão é a estação preferida dos brasileiros para casamentos. Não é a toa que, por aqui, dezembro abriga mais cerimônias que o tradicional mês de maio. Mas a estação, como todas, tem suas particularidades. Anote sete dicas e ideias para casamentos no verão.
1. Aposte no tule para o vestido
O melhor é escolher modelos de tecidos leves e fluídos. O tule combina muito com festas no verão, pois o tecido é leve e dá um volume interessante ao vestido.

2. Sirva chás gelados e saquê
É possível fazer muitas combinações com chás gelados, fugindo do tradicional chá mate. Chás brancos e de camomila podem ser gelados e misturados a sucos de frutas. Para os drinks, prefira frutas cítricas, como limão, laranja, tangerina e lima da pérsia. Se a festa for durante o dia, o saquê é recomendado para os drinks alcoólicos, por ser uma bebida leve.
3. Crie uma ilha gastronômica
No calor, o apetite por alimentos pesados costuma cair. Por isso, é possível trocar o jantar por uma ilha gastronômica com vários antepastos e saladas. É uma forma de se certificar que todos comam, mesmo que seja em quantidades menores. Outra dica é caprichar na quantidade de azeites e molhos para salada.

4. Dobre os ombrelones e coberturas
Se a festa for feita em uma área externa, algo muito recomendado para festas da estação, algumas estratégias precisam ser pensadas para evitar imprevistos com o tempo. Ombrelones e coberturas devem garantir as mesas de doces e salgados. Coberturas transparentes dão um charme à festa, mesmo se não chover.


Chás gelados e coquetéis com saquê são boas opções refrescantes
5. Evite as velas na decoração
Se a festa for durante a noite, velas não são recomendadas para a iluminação. Além de esquentarem o ambiente, os objetos dão um tipo de cor mais escura para o local, que não combina com a estação.
Leia também: guia rápido para casamentos de dia ou à noite
6. Distribua picolés de sobremesa
Uma das sobremesas pode ser um picolé. Algumas empresas já fazem um picolé personalizado para o casamento. A embalagem e o palito podem ter as inscrições que os noivos querem. E um carrinho de sorvete pode passear pela pista.


Coberturas dão charme à festa
7. Escolha uma lembrança adequada
Pense em itens que podem refrescar seus convidados. Leques, garrafinhas de água e até toalhinhas são boas opções. Estas últimas podem ser distribuídas como pequenas cápsulas, e viram toalhinhas umedecidas quando jogadas na água.

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Não dance na hora de escolher o DJ


Evite os erros mais comuns ao contratar o serviço de som da festa de casamento e confira três setlists para diferentes perfis

Natália e José: músicas da festa refletiram estilo de vida dos noivos
A pista de dança determina o sucesso da festa de casamento. Por ser um dos serviços que mais visíveis, a escolha do DJ deve ser feita com atenção e pesquisa. E muita antecedência, recomendam os profissionais. Diego Briganti, DJ da DB2 Produções, sugere a realização de muitas reuniões antes da data marcada, para definir o estilo musical e detalhes que não podem faltar. “O som é o oxigênio da festa. Se não for bem dosado, pode não atender às expectativas das pessoas”, explica.
Para Márcia Possik, assessora de casamentos da Marriages, deve haver uma fina sintonia entre os noivos e o profissional. “É um erro escolher o profissional só porque ele é badalado no mercado. Se não houver afinidade, não vai rolar de forma tão positiva”, salienta a especialista.
Além das afinidades musicais, os noivos devem levar em consideração o tipo de aparelhagem usada pelo profissional, um determinante da qualidade dos serviços. Há equipamentos de alto nível tecnológico, com produtos computadorizados e banco de dados com repertório de mais de 10 mil músicas. As necessidades e o perfil da festa vão definir esta escolha.

Balada vs. casamento
Noivos mais jovens gostam de optar por DJs renomados, habituados a clubes e boates, para tocar no grande dia. Mas o público de um casamento passa longe do perfil dos frequentadores de clubes noturnos. Os convidados são mais variados em faixas etárias e gostos musicais e a programação musical deve atender a todos.
Casamento de Carolina e Bruno: pista cheia a festa inteira
Esta foi a preocupação da consultora Carolina Baeta e do administrador Bruno Ragazzi, ambos de 29 anos, casados em setembro de 2009. “Pedimos ‘músicas para dançar junto’ na hora do coquetel, para animar os mais velhos. Já para o almoço, Bossa Nova. E para a pista, um misto de músicas brasileiras, axé e principalmente flashback”, diz Carolina.
Para que tudo saísse como o esperado, o casal teve uma reunião de três horas com os profissionais, para acertar os detalhes. Quando o profissional está incluído no pacote do buffet e não é escolhido diretamente pelos noivos, caso do DJ de Carolina e Bruno, esta conversa detalhada entre as partes é essencial – e dá certo. “A pista ficou cheia durante as sete horas da comemoração. O ponto alto foram as músicas dos anos 90. Foi quando mais interagi com os convidados. Ninguém ficou parado”, lembra a noiva.
Perfil musical
De acordo com Celso Saad Sadi, da BSB Produções, reconhecer o perfil musical dos noivos e fazer com que esse perfil interaja com a pista de convidados é o grande desafio de um DJ de casamentos. Esta era a exigência da bancária Natália Dal Ré, 26 anos, e do funcionário público José Moreira Junior, 27: uma festa que refletisse ao estilo de vida jovial dos dois.
“A assessora nos indicou diversos profissionais, mas a afinidade foi essencial para a escolha. Esperávamos sintonia com aquilo que queríamos”, explica Natália. O resultado não poderia ter sido melhor. Ao longo das quatro horas de festa, músicas dos anos 70 e 80 determinaram o tom da animação dos convidados. “Mas o momento mais marcante foi quando tocou a música ‘Voa-Voa’, do Chiclete com Banana, e os amigos nos levantaram e andaram com a gente nos braços pelo salão. Foi inesquecível”, relembra a noiva.

Setlists personalizados
Com ajuda dos profissionais entrevistados, o iG Noivas montou uma breve seleção musical para guiar os DJs a partir de cada estilo de casal. Veja qual tem mais a ver com vocês.
Clássico
1. Frank Sinatra - Theme from New York, New York
2.
Diana King - I Say Little Prayer For You
3. Celebration - Kool & The Gang
4. Sammy Davis Jr. - Hello Detroit
5. Whitney Houston - Greatest Love Of All (versão dance)
6. Boys Town Gang - Can't Take My Eyes Off Of You
7. Susan Ray - Because You Loved Me (versão da Celine Dion)
8. Barry White - You Are the First, My Last, My Everything
9. Erasure - A Little Respect
10. Ivete Sangalo - País Tropical
Romântico
1. Frank Sinatra - The Way You Look Tonight
2. Michael Bublé - Crazy Love
3. Robbie Williams e Nicole Kidman - Something stupid
4. Whitney Houston - Greatest Love Of All (versão dance)
5. Rod Stewart - It Had To Be You
6. Robbie Williams - Beyond The Sea
7. Susan Ray - Because You Loved Me (versão da Celine Dion)
8. Barry White - You Are the First, My Last, My Everything
9. Roberta Kelly - Zodiacs
10. Kim Ross - Can't Take My Eyes Off Of You (versão 1992)
Moderno
1. Gigi D’Agostino - I Will Fly With You
2. Black Eyed Peas - The Time
3. Robbie Williams - Thing
4. Michael Bublé - Haven't Met You Yet
5. Flo-RIda Ft. David Guetta - Club Can’t Handle Me
6. Elis Regina - Alô Alô Marciano (House mix)
7. The Gossip - Heavy Cross
8. U2 - Beautiful Day (House RMX2011)
9. Erasure - A Little Respect 2010 (Wayne G & Gurdy Club Mix)
10.
DB Boulevard - Point Of View
As 10 +
Rod Stewart - As Time Goes By
Grace Jones - La Vie en Rose
John Legend - Save Room
Gwyneth Paltrow e Huey Lewis - Cruisin’ (trilha sonora do filme “Vem Cantar Comigo”)
Al Green - Let's Stay Together
Michael Bublé - Haven't Met You Yet
Jamie Cullum - Don't Stop the Music
Jimmy Soul - If You Wanna be Happy
Mario Biondi - This is What You Are
Myomi - The Sun in My Eyes
The Killers - Human

Como escolher as músicas do casamento

Especialistas e noivas dão dicas práticas para não errar ao escolher a trilha sonora do grande dia

Trilha da cerimônia: cheque a estrutura da igreja para receber os músicos
Cada música representa uma fase de nossa vida. Com a trilha sonora da cerimônia do casamento é a mesma coisa: você se lembrará daquelas canções para sempre. Por isso, faça a lista com calma e peça a ajuda de alguém tão interessado no tema quanto você: o noivo.

Se a cerimônia for na igreja, é preciso saber quais orquestras e corais ela aceita e se a instituição tem restrições – algumas permitem apenas que sejam tocadas músicas sacras. O segundo passo é acompanhar uma cerimônia com os músicos que você pretende contratar, ouvir se lhe agrada e perguntar quantos instrumentos e vozes estavam em ação. Isso é importante para definir o preço do serviço. “Solistas, como tenor, soprano e mezzo-soprano, além de trompete triunfal, violino e flauta de casaca, também são cobrados à parte”, explica a wedding planner Rosa Maciel, do Guia de Noivos.

Procure adequar as músicas ao local escolhido para a cerimônia. Na praia ou campo, por exemplo, o setlist pode ser mais descontraído do que em uma catedral.
Luciana entrou na igreja ao som de "Blackbird", dos Beatles
Também pense em canções que fazem parte da história do casal ou com letras que falem ao coração de vocês. “Eu queria algo que fugisse um pouco do tradicional, mas causasse impacto e tivesse uma letra bonita. Deu um trabalhinho, viu?!”, confessa a arquiteta Luciana Kanashiro Reis, recém-casada. “Fiquei de antena ligada uns dois meses. Cada música que eu ouvia e gostava, fosse na rádio ou no meio de um filme, ia atrás para ver se fazia sentido”, relembra. Ela escolheu entrar ao som de “Blackbirds”, dos Beatles, que fala de um passarinho que deixa o ninho.
Não se esqueça de analisar os versos, mesmo se a música for em inglês. “Observe o conteúdo da letra para evitar gafes, como o casal se cumprimentando no altar, feliz e emocionado pelo momento, e de música de fundo ‘eu estou tão triste agora’ ou ‘meu amor, você me feriu’”, brinca Rita Del Chiaro, maestrina da Orquestra e Coral Del Chiaro. A pronúncia de versos em outra língua também é importante. “Os noivos devem perceber se o coral tem mesmo condições de cantá-las com uma pronúncia perfeita. Caso contrário, melhor fazê-las apenas instrumentais”, acrescenta Vanessa Misiuk, administradora do Allegro Coral e Orquestra.
Os músicos especializados em casamentos costumam ter uma lista de sugestões para os noivos, mas também estão abertos a ideias trazidas por eles. “A trilha sonora da cerimônia traz mais emoção ao momento, a música mexe com os sentimentos do ser humano. Mas precisa ter bom senso. Por mais que alguma música tenha feito parte da história do casal, se não ficar adequada ao momento, não é legal colocar”, pondera a administradora Priscila Fonseca.
Luciana e o noivo só perceberam que a música escolhida por eles não era legal quando estavam no altar
Ela se casou em setembro do ano passado e dá outra dica preciosa: “Escolhi uma musica que tinha o refrão bonito, mas o resto não era legal. Eu e meu noivo só percebemos no casamento que a música não estava boa. Mas não tínhamos muito o que fazer na hora...”, relembra. Portanto, ouça as músicas inteiras antes de escolhê-las.
Cuidado com aquelas músicas que não saem das paradas e bombam as pistas das baladas. Elas provavelmente não são a melhor opção para um matrimônio. Afinal, gostos musicais mudam. Ou você ainda curte “Não se Reprima”, dos Menudos? “Prefira canções que você e seu noivo gostam há muito tempo. Músicas já perpetuadas nunca se tornam antigas”, sugere Vanessa.

Trilha sonora em 6 passos

Cerca de seis músicas devem ser escolhidas durante a cerimônia. Veja os momentos e as dicas para cada uma delas.

1. Entrada do noivo e padrinho: deixe a cargo do próprio noivo.

2. Daminhas e pajens: o mais comum é tocar uma canção infantil.

3. Entrada da noiva: a marcha nupcial ainda é a campeã de pedidos. Por mais antiga que ela seja, continua fazendo os corações baterem mais forte.

4. Benção das alianças: a “Ave Maria” é a mais popular, mas outras canções que remetam à fé do casal são bem-vindas.

5. Cumprimentos: pense em uma canção que seus pais adorem. É emoção garantida.

6. Saída dos noivos: é um momento alegre, de uma vida feliz a dois que está pra começar. Por isso, opte por uma música para cima, que fale do amor de forma otimista.

Fonte: http://delas.ig.com.br/noivas